REVISTA SEMESTRAL DE DIREITO EMPRESARIAL

A pontamentos sobre a jurisprudência recente do STJ acerca da retirada imotivada de sócio na sociedade limitada de prazo indeterminado

Notes on recent decisions issued by the Superior Court of Justice regarding the partner’s right to withdraw at will from perpetual limited liability companies

Palavras-chave:
Direito de retirada. Retirada imotivada. Sociedade limitada de prazo indeterminado. Artigos 1.029 e 1.077 do Código Civil.
Resumo:
O problema da retirada imotivada do sócio na sociedade limitada de prazo indeterminado tem despertado a atenção dos estudiosos desde a entrada em vigor do Código Civil de 2002. Debates sobre a aplicabilidade do 1.029 do Código Civil a essas sociedades, em confronto com o art. 1.077 do Código Civil, deram ensejo a três leituras principais sobre o assunto, e a controvérsia permanece entre os estudiosos. O tema tem chegado aos poucos ao conhecimento do Superior Tribunal de Justiça, que já emitiu algumas decisões acerca do tema, em circunstâncias peculiares que recomendam exame atento. Esse trabalho visa a compreender a construção do entendimento do STJ a respeito da retirada imotivada do sócio na sociedade limitada de prazo indeterminado e, diante disso, apontar possíveis impactos e perspectivas sobre a questão, no contexto do uso da sociedade limitada como mecanismo de governança de relações societárias no Brasil.
Como citar:
ALVES, Alexandre Ferreira de Assumpção; BUTRUCE, Vitor. Apontamentos sobre a jurisprudência recente do STJ acerca da retirada imotivada de sócio na sociedade limitada de prazo indeterminado. Revista Semestral de Direito Empresarial, Rio de Janeiro, n. 31, p. 95-144, jul./dez. 2022.