REVISTA SEMESTRAL DE DIREITO EMPRESARIAL

Exame de colidência entre marcas e a teoria da distância

Analysis of trademark collision and the theory of distance

Palavras-chave:
Direito marcário. Teoria da distância. Colidência. Semiótica. Distintividade diferencial.
Resumo:
O presente estudo tem por objetivo aprofundar a discussão acerca da teoria da distância para análise de colidências entre marcas. Para tanto, buscou-se analisar, em primeiro lugar, o fenômeno marcário como uma manifestação simultaneamente jurídica, econômica e semiótica. Assim, a partir da compreensão teórica desses três perfis, vislumbrou-se a possibilidade de solução de diversas questões práticas na seara marcária, porquanto emergem conceitos importantes dessa percepção, entre eles, a distintividade diferencial. Nesse sentido, procurou-se relacionar a distintividade diferencial com a análise de colidências e concluiu-se que a teoria da distância opera como ferramenta para dar concretude à distintividade diferencial no contexto nesse exame, possibilitando conclusões alternativas àquelas que se obtêm utilizando apenas a comparação binária entre marcas.
Como citar:
MARTINS, Ciro Silva. Exame de colidência entre marcas e a teoria da distância. Revista Semestral de Direito Empresarial, Rio de Janeiro, v. 27, n. 2, p. 195-218, jul./dez. 2020.