REVISTA SEMESTRAL DE DIREITO EMPRESARIAL

Franchising e antitruste: o contrato de franquia à luz das regras de defesa da concorrência no Brasil e na União Européia

Franchising und kartellrecht: der franchisevertrag im lichte der normen zum schutz des wettbewerbs in Brasilien und in der Europäischen Union

Palavras-chave:
Direito Empresarial. Direito Antitruste. Contrato de franchising. Limitações à liberdade contratual. Cláusula restritivas da concorrência. Validade e nulidade. Abordagem comparativa entre as regras de defesa da concorrência no Brasil e na União Européia.
Resumo:
: O artigo traz um estudo sobre a questão da aplicação das regras de Direito da Concorrência aos contratos de franchising no Brasil e na União Européia. Objetivo maior é a análise da conformidade de certas cláusulas contratuais em face da legislação antitruste. Após uma breve introdução teórica, são apresentadas as linhas gerais do contrato de franchising, bem como uma reflexão sobre a importância econômica dessa espécie contratual como estímulo à concorrência no mercado. Em seguida, é estudado o conflito entre interesses privados e interesses de ordem pública relacionados ao franchising. O estudo do tema contempla, ainda, uma abordagem comparativa entre a realidade jurídica brasileira e a experiência normativa da Comissão Européia e do leading-case “Pronuptia” do Tribunal de Justiça das Comunidades Européias. Ao final, segue a conclusão.
Como citar:
BAIOCCHI, Enzo. Franchising e antitruste: o contrato de franquia à luz das regras de defesa da concorrência no Brasil e na União Européia. Revista Semestral de Direito Empresarial, Rio de Janeiro, v. 2, n. 2, p.85-139, jan./jun. 2008.