REVISTA SEMESTRAL DE DIREITO EMPRESARIAL

Links patrocinados e a prática de concorrência desleal

Sponsored links and the practice of unfair competition

Palavras-chave:
Links Patrocinados. Concorrência Desleal. Nome Empresarial. Domínio na Internet. Título do Estabelecimento. Marca.
Resumo:
O objetivo desse artigo foi investigar se a conduta dos anunciantes digitais de utilizarem sinais distintivos de terceiros como palavras-chaves em motores de busca na internet deve ser considerada prática de concorrência desleal à luz do art. 195 da Lei nº 9.279/1996, em especial do inciso V, cujo teor resguarda o nome empresarial e o título do estabelecimento do uso indevido. Ao longo do trabalho buscou-se abordar as características da conduta prevista no art. 195, V, da Lei nº 9.279/1996, bem como apresentar os institutos jurídicos correlatos à prática de concorrência desleal por meio dos links patrocinados. Examinou-se a relação entre o uso indevido dos links patrocinados e a prática da concorrência desleal e, também, o funcionamento da internet e os links patrocinados divulgados pelos motores de busca. Ao final conclui-se que a conduta no ambiente virtual de utilização dos links patrocinados a partir do uso indevido de nome empresarial e título do estabelecimento configura concorrência desleal.
Como citar:
GANTOIS, Simone Menezes; ROSA, Marcus Paulus de Oliveira. Links patrocinados e a prática de concorrência desleal. Revista Semestral de Direito Empresarial, Rio de Janeiro, n. 31, p. 167-211, jul./dez. 2022.