REVISTA SEMESTRAL DE DIREITO EMPRESARIAL

Obstáculos ao registro de empresa: a ilegalidade de exigências formuladas por autoridades fiscais

Barriers to the corporate registry: illegality of requirements from tax authorities

Palavras-chave:
Lei de Registro de Empresa. Juntas Comerciais. Cadastros Fiscais. Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica – CNPJ. Inscrição Estadual.
Resumo:
Diversas obrigações impostas por diferentes autoridades governamentais aos empresários e sociedades empresárias extrapolam os limites legais, gerando impactos em esferas de Direito que deveriam estar fora do alcance de tais autoridades. Nesse grupo se inserem exigências que obstem ou condicionem o registro de atos e documentos perante as Juntas Comerciais. O presente artigo tem por objetivo apontar as diferenças entre as funções do registro público de empresas e das inscrições perante autoridades fiscais, demonstrando a ilegalidade cometida ao se condicionar o arquivamento de atos nas Juntas Comerciais à apresentação de documentos não previstos em Lei ou à regularidade fiscal do empresário, da sociedade ou, ainda, de seus sócios ou administradores. São, ainda, apresentadas soluções que não prejudicam a integração de procedimentos buscada desde a criação da REDESIM, ao mesmo tempo que evitam que o empresário ou a sociedade fiquem sujeitos aos caprichos de autoridades para proceder ao arquivamento de seus atos.
Como citar:
DI BIASE, Nicholas Furlan. CARIELLO, Isadora Wermelinger dos Santos. Obstáculos ao registro de empresa: a ilegalidade de exigências formuladas por autoridades fiscais. Revista Semestral de Direito Empresarial, Rio de Janeiro, n. 22, p. 239-281. Jan / Jun. 2018.