REVISTA SEMESTRAL DE DIREITO EMPRESARIAL

Responsabilidade social das empresas (ser)

Corporate social responsibility

Palavras-chave:
Direito empresarial. Deveres dos administradores. Interesse social. Governação corporativa. Direito das sociedades.
Resumo:
A responsabilidade social das empresas é um princípio ético jurídico do direito comercial, em especial do direito das sociedades. Dirige-se sobretudo às grandes empresas, designadamente multinacionais. Significa que as empresas devem respeitar os direitos humanos e as leis aplicáveis, nomeadamente, nos domínios do trabalho, da segurança social, do consumo, da concorrência, do ambiente, da fiscalidade, da corrupção. Enquanto entidade distinta dos sócios ou acionistas, a empresa tem um interesse próprio, em termos de sustentabilidade a médio e longo prazo, cabendo aos administradores o poder-dever de zelar por esse interesse, ao invés de atuarem apenas no sentido da maximização dos lucros dos sócios. A responsabilidade social das empresas joga um papel de relevo na sustentabilidade da empresa.
Como citar:
PEREIRA, Alexandre L Dias. Responsabilidade social das empresas (ser). Revista Semestral de Direito Empresarial, Rio de Janeiro, v. 25, n. 2, p. 1-26, jul./dez. 2019.